terça-feira, 4 de julho de 2017

DISCIPLINA NO LAR

Uma família saudável precisa ter a hora certa para todas as coisas:
 “Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3.1)
Isso significa que ela precisa ser disciplinada. Disciplinada no sentido realizar as tarefas, a alimentação, o lazer e demais coisas de forma ordenada e continua. Ela precisa ter disciplina

O que é disciplina? É correção, instrução ou treinamento. É fazer o discípulo igual ao seu mestre. Isso significa que os pais devem ser o exemplos para seus filhos. Um exemplo tem mais força que um sermão!

A forma como Deus disciplina seus filhos serve de base para a disciplina no lar. No convívio do lar cada membro tem um papel ordenado nas escrituras para desempenhar no lar. Cabe aos pais serem os exemplos vivos e disciplinadores de seus filhos.


 As atitudes e ações são aprendidas. Elas não vêm e ou nascem com a gente. Todos precisam ser discipulados e disciplinados. Em Provérbios 20:11 está escrito: "Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações, se o que faz é puro e reto."
Também informa a necessidade da disciplina e o seu propósito: "Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno." (Provérbios 23:13-14)


As autoridades constituídas por Deus na família são os pais. Na ausência do pai é a mãe. Estando presente o pai deve assumir o papel de disciplinador. Em Romanos 13:2 Paulo ensina que "De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação."


 A disciplina deve ser exercida pelos pais com o próprio Exemplo. O exemplo fala mais alto do que as palavras (I Tm 4.12; I Co11.1; Jo 13.15); com Amor pois o amor é a base da disciplina (I Co 13.4,7); ensinando pois o ato de ensinar deve ser entendido como ministrar ou transmitir conhecimentos e informações.
Os pais devem ensinar as crianças desde pequenos a respeitarem as pessoas, ter boa educação, serem aplicáveis estudantes e principalmente a educação religiosa (Dt 6. 6,7).

“Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir; Para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.”(Deuteronômio 6:1,2)


Ação Social Com Cristo - Umadju

No dia 10 de junho, foi realizada a primeira edição do "Ação Com Cristo", um projeto social da UMADJU (União da Mocidade da Ass...