terça-feira, 30 de janeiro de 2018

A família idealizada por Deus

O Senhor Deus é o idealizador da família. A primeira família quando criada gozava de saúde, bem estar, alegria e intima comunhão com o Criador. Não lhe faltava nada. O Salmo 128, conhecido como Salmo Nupcial[1], retrata uma imagem da família ideal e valiosas promessas:

 “1  Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. 2  Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. 3  A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa. 4  Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. 5  De Sião o Senhor te abençoará; verás a prosperidade de Jerusalém por todos os dias da tua vida, 6  e verás os filhos de teus filhos. A paz seja sobre Israel.”
Neste Salmo observa-se que a bênção do Senhor vem sobre o chefe do lar e se estende a todos os membros da família.

1.    V1- “Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos”A verdadeira felicidade está em Deus. Temer ao Senhor é o principio da sabedoria (Pv. 1.7). Nossa alma só sentirá alegria se não houver pecado. O pecado nos separa de Deus. Quando um homem se dispõe a conhecer a Deus e amá-lo acima de todas as coisas, com todas as suas forças e todo seu entendimento conhecerá de perto o perdão e alegria.

2.    V2 - Pois comerás do trabalho das tuas mãos feliz serás, e te irá bem. – saúde mental e física para enfrentar os desafios da vida. Um homem de sucesso segundo os padrões divinos. Sucesso não significa neste caso, prosperidade financeira, mas sim tudo que é necessário para suprir as necessidades físicas, emocionais, espirituais e materiais.

3.      V3a - A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa;- A videira tem algumas características interessantes.
a.    Seu tronco é retorcido e forte – nos ensina que a esposa do homem que teme ao senhor é forte como a videira. É cheia de coragem e animo pois sabe que seu esposo espera em Deus e tem a benção divina que é entendida a todos os membros da família. Mesmo que passe pelo vale da dificuldade não se desespera, continua forte com as raízes vivas sabendo que a folha verde sairá no tempo certo trazendo esperança!
b.    Seus ramos são flexíveis: ela é o elo entre a família. Carinhosa e coração doce como o fruto da vide. Sabe da necessidade de um aprendizado continuo para a edificação do lar. Investe no conhecimento do amor que a une com o esposo e os filhos.
c.    Suas folhas são grandes e esverdeadas: ela é sinônimo de segurança e todos querem estar ao seu lado pois tem sombra e frescura diante de um sol escaldante de tribulação. Todos querem seu abrigo!
4.    V3b - Os teus filhos são como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa.– Todo pai de família deseja o melhor para seus filhos. Deus também que o melhor para nós. Com a oliveira podemos entender porque ela está inserida no Salmo 128 trazendo comparação com os filhos do homem que teme ao Senhor:
a.     A oliveira é uma arvore forte e de longa vida. “Os orientais tinham um respeito especial pela oliveira, considerando-a símbolo da beleza, força e da prosperidade.”[2]
b.    É símbolo de força e longevidade, pois pode atingir séculos de vida. Assim são os filhos do homem que teme ao Senhor. Sobre eles repousam a benção do quinto mandamento: “Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isso é certo.Como dizem as Escrituras: “Respeite o seu pai e a sua mãe.” E esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é: ‘Faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra.’” ( Ef. 6.1-3 . NTLH)


É importante observar ao final desta reflexão é que as famílias se desenvolverão ou da nossa maneira (sem a Sua Palavra), da forma que o mundo direciona, ou da maneira de Deus (com as Escrituras investidas de autoridade por Seu Espírito). Escolha temer ao Senhor começar cada dia procurando ser esvaziados do eu, amando a Bíblia, ao Senhor e todas estas bênçãos virão sobre você.



Pr. Nivaldo Ximenes




[1] Comentário Bíblico Halley , 1994, pg. 242, Edições Vida Nova, São Paulo
[2] Enciclopedia Biblica de Teologia e Filosofia , R.N. Champlin, 2013 pg. 590, Editora Hagnus, São Paulo.

Casamento: uma aliança para toda a vida!

“Não existe casamento tão ruim que não possa ser consertado, Não existe casamento tão bom que não possa ser melhorado.” [1] A...