terça-feira, 30 de janeiro de 2018

A família idealizada por Deus

O Senhor Deus é o idealizador da família. A primeira família quando criada gozava de saúde, bem estar, alegria e intima comunhão com o Criador. Não lhe faltava nada. O Salmo 128, conhecido como Salmo Nupcial[1], retrata uma imagem da família ideal e valiosas promessas:

 “1  Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. 2  Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. 3  A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa. 4  Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. 5  De Sião o Senhor te abençoará; verás a prosperidade de Jerusalém por todos os dias da tua vida, 6  e verás os filhos de teus filhos. A paz seja sobre Israel.”
Neste Salmo observa-se que a bênção do Senhor vem sobre o chefe do lar e se estende a todos os membros da família.

1.    V1- “Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos”A verdadeira felicidade está em Deus. Temer ao Senhor é o principio da sabedoria (Pv. 1.7). Nossa alma só sentirá alegria se não houver pecado. O pecado nos separa de Deus. Quando um homem se dispõe a conhecer a Deus e amá-lo acima de todas as coisas, com todas as suas forças e todo seu entendimento conhecerá de perto o perdão e alegria.

2.    V2 - Pois comerás do trabalho das tuas mãos feliz serás, e te irá bem. – saúde mental e física para enfrentar os desafios da vida. Um homem de sucesso segundo os padrões divinos. Sucesso não significa neste caso, prosperidade financeira, mas sim tudo que é necessário para suprir as necessidades físicas, emocionais, espirituais e materiais.

3.      V3a - A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa;- A videira tem algumas características interessantes.
a.    Seu tronco é retorcido e forte – nos ensina que a esposa do homem que teme ao senhor é forte como a videira. É cheia de coragem e animo pois sabe que seu esposo espera em Deus e tem a benção divina que é entendida a todos os membros da família. Mesmo que passe pelo vale da dificuldade não se desespera, continua forte com as raízes vivas sabendo que a folha verde sairá no tempo certo trazendo esperança!
b.    Seus ramos são flexíveis: ela é o elo entre a família. Carinhosa e coração doce como o fruto da vide. Sabe da necessidade de um aprendizado continuo para a edificação do lar. Investe no conhecimento do amor que a une com o esposo e os filhos.
c.    Suas folhas são grandes e esverdeadas: ela é sinônimo de segurança e todos querem estar ao seu lado pois tem sombra e frescura diante de um sol escaldante de tribulação. Todos querem seu abrigo!
4.    V3b - Os teus filhos são como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa.– Todo pai de família deseja o melhor para seus filhos. Deus também que o melhor para nós. Com a oliveira podemos entender porque ela está inserida no Salmo 128 trazendo comparação com os filhos do homem que teme ao Senhor:
a.     A oliveira é uma arvore forte e de longa vida. “Os orientais tinham um respeito especial pela oliveira, considerando-a símbolo da beleza, força e da prosperidade.”[2]
b.    É símbolo de força e longevidade, pois pode atingir séculos de vida. Assim são os filhos do homem que teme ao Senhor. Sobre eles repousam a benção do quinto mandamento: “Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isso é certo.Como dizem as Escrituras: “Respeite o seu pai e a sua mãe.” E esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é: ‘Faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra.’” ( Ef. 6.1-3 . NTLH)


É importante observar ao final desta reflexão é que as famílias se desenvolverão ou da nossa maneira (sem a Sua Palavra), da forma que o mundo direciona, ou da maneira de Deus (com as Escrituras investidas de autoridade por Seu Espírito). Escolha temer ao Senhor começar cada dia procurando ser esvaziados do eu, amando a Bíblia, ao Senhor e todas estas bênçãos virão sobre você.



Pr. Nivaldo Ximenes




[1] Comentário Bíblico Halley , 1994, pg. 242, Edições Vida Nova, São Paulo
[2] Enciclopedia Biblica de Teologia e Filosofia , R.N. Champlin, 2013 pg. 590, Editora Hagnus, São Paulo.

Caminhando para um Casamento de Sucesso

Os fundamentos de uma família de sucesso se iniciam antes dos noivos chegarem ao altar. Jovens que não se importam em pautar seu relacio...